You are here

Understanding Your Colonoscopy Results (Portuguese)

View this page in other languages:
Shqip | عربى Español | English

Entendendo os resultados da sua colonoscopia 

Normalmente, você irá receber informações sobre os resultados do seu procedimento entre duas e três semanas do dia do procedimento, pelo MyChart, por uma ligação telefônica ou por carta. Caso não receba nenhuma informação depois de três semanas, ligue para o seu médico. Abaixo estão algumas perguntas mais frequentes sobre seus resultados. 

O que é uma biópsia? Como faço para obter o relatório médico?

Uma biópsia é a remoção de tecido para examiná-lo mais de perto. Seu médico gastroenterologista irá orientá-lo em como proceder caso uma biópsia tenha sido realizada.

Vou precisar de consultas de acompanhamento?

Recomenda-se que todos que fazem uma colonoscopia retornem a cada 10 anos para fazer novamente. Se você tem maior risco de câncer colorretal (veja abaixo), é possível que seja solicitado a retornar a cada cinco ou sete anos. Se for indicado em razão dos resultados, a colonoscopia pode vir a ser realizada com mais frequência. Se um pólipo for removido ou uma biópsia for feita, seu médico irá orientá-lo em como proceder.

O que significa se um pólipo for detectado e/ou removido?

Os pólipos podem ser pré-cancerosos, cancerosos ou não cancerosos (benignos). Se um pólipo for removido durante sua colonoscopia, ele será enviado para o laboratório para exame, e seu médico entrará em contato com você pra lhe dar os resultados.

É normal detectar pólipos?

É bastante comum encontrar e remover pólipos durante a colonoscopia. Geralmente, os pólipos encontrados durante o exame preventivo de rotina são benignos, ou levariam mais de 10 anos para se tornarem cancerosos.