You are here

What To Expect On The Day Of Your Colonoscopy (Portuguese)

Español | English | Tiếng Việt | Shqip | عربى

O que você deve esperar no dia da sua colonoscopia

Dependendo do horário do seu procedimento, você pode precisar terminar o preparo. Você pode continuar a beber líquidos claros até duas horas antes do procedimento. Ao chegar para o seu procedimento, você fará o check-in e será solicitado(a) a desligar todos os dispositivos (por exemplo, celular, tablet, etc.). Todos os itens que trouxer serão guardados em uma sacola embaixo da cama. Você será levado(a) a sala de procedimentos, solicitado(a) a remover todas as joias e bijouterias, e receberá uma camisola hospitalar. Você irá tomar um sedativo ou analgésico através de um acesso intravenoso, e receberá oxigênio. Sua pressão arterial, frequência respiratória, frequência cardíaca e nível de oxigênio serão monitorados durante todo o processo. Para realizar o procedimento,  geralmente lhe é pedido que se deite do lado esquerdo. Dependendo da anestesia ou sedativo administrado, você pode vir a sentir o colonoscópio. Porém, seu médico lhe ajudará a evitar o desconforto durante o procedimento. Os medicamentos sedativos e analgésicos fazem com que a maioria das pessoas se sinta sonolenta e relaxada. É possível que você não venha a se lembrar muito do procedimento.

Posso tomar banho, tomar café da manhã ou escovar os dentes na manhã da minha colonoscopia?

Você  não pode comer nada na manhã do procedimento. Porém, pode continuar a beber líquidos claros até 2 horas antes do procedimento. Você pode tomar banho e escovar os dentes.

Será necessário ser depilado(a) antes da minha colonoscopia?

Não será necessário ser depilado(a).

Se eu estiver menstruando, posso usar um absorvente, tampão ou coletor menstrual DivaCup?

Seu ciclo menstrual não afetará sua colonoscopia. Sua roupa íntima será removida durante o procedimento, para que você possa continuar usando produtos internos.

O que preciso levar para o meu procedimento?

  • Nome e número de telefone da pessoa que vai levá-lo (a) para casa
  • Identidade com foto
  • Cartão do seguro
  • Lista atualizada de seus medicamentos e as respectivas doses 
  • Seu marcapasso ou cartão de dispositivo desfibrilador interno (se aplicável)

Você pode trazer um telefone celular ou outro dispositivo (por exemplo, tablet, kindle, etc.), porém será solicitado que você desligue-o na recepção.

Quanto tempo vai demorar o meu procedimento?

Você pode esperar ficar de duas a três horas no local do procedimento. Embora a colonoscopia leve de 30 a 40 minutos, você precisará de tempo para fazer o check-in antes do procedimento e para a recuperação após o procedimento.

Quanto do meu corpo ficará exposto?

Você receberá uma camisola hospitalar para usar durante o procedimento e será solicitado(a) a remover sua roupa íntima. Seu médico irá inserir o colonoscópio através de seu ânus. Com excessão do ânus, o avental hospitalar  cobrirá o resto do corpo.

Estarei sedado(a) ou sob efeito de anestesia?

A sedação ou anestesia usada vai depender do seu histórico de saúde e da recomendação do seu médico. Alguns pacientes recebem sedação leve e podem vir a sentir o colonoscópio durante todo o procedimento. Outros sob o efeito da anestesia não sentem nada. Quer você receba sedação ou anestesia, a maioria dos pacientes não se lembra muito do procedimento. Pergunte ao seu médico qual será a melhor opção para você.

Eu vou sentir o colonoscópio? Sentirei dor?

Dependendo da quantidade de sedação administrada, você poderá sentir o colonoscópio. Isso pode causar desconforto, dor leve, pressão ou cólicas. Seu médico pode pedir que você faça respirações profundas e lentas, ou mude de posição para aliviar o desconforto. 

O que acontece após o meu procedimento?

Após o procedimento, você será levado(a) para a sala de recuperação para ser monitorado(a). Seu processo de recuperação dependerá do tipo de sedativo que você tomar. Quando sua pressão arterial, pulso e respiração estiverem estáveis e você estiver acordado(a) e alerta, você será levado(a) para o quarto do hospital (se o procedimento fizer parte de uma internação mais longa), ou poderá receber alta para sua casa. Você NÃO poderá dirigir para casa em NENHUMA circunstância. Portanto, certifique-se de ter alguém disponível para levá-lo(a) para casa após o procedimento. Você não deve dirigir por 24 horas ou pelo menos pelo resto do dia.

O que é normal sentir após o procedimento?

Após o procedimento, é possível que elimine gases e sinta dores de gás no estômago. Andar e se movimentar pode ajudar a aliviar dores leves.

O que devo fazer se sentir dor ou algum sintoma anormal após o procedimento?

Se você sentir dor intensa ou com risco de vida, ligue para o 911.

Ligue para nossos enfermeiros no 508-334-6484, 508-334-8419 ou 774-442-2154 se você tiver algum dos seguintes sinais ou sintomas:

  • Febre ou calafrios
  • Fezes com sangue frequentes
  • Dor de barriga moderada ou inchaço
  • Sua barriga estiver dura
  • Não conseguir eliminar gases

Você pode vir a receber instruções adicionais para aliviar a dor e os sintomas, dependendo da sua situação.

Quanto devo repousar após o meu procedimento? Quando posso voltar a trabalhar e às atividades normais?

Após o procedimento, você deve tirar o resto do dia para repousar e permitir que o efeito da sedação ou anestesia passe. Evite ingerir bebida álcoolica, dirigir e tomar decisões importantes. Você não deve dirigir por 24 horas ou pelo menos pelo resto do dia. Você pode precisar de mais tempo para se recuperar, caso um pólipo tenha sido removido.

Posso comer e beber normalmente após o procedimento?

Normalmente você pode comer o que achar que pode lhe cair bem após o procedimento. Algumas pessoas iniciam com porções pequenas e dieta leve; outras, não dessa maneira. Você não deve beber álcool por pelo menos 24 horas. Você pode ser solicitado(a) a beber mais líquidos para compensar o líquido perdido durante a preparação para o procedimento.